A ECO DESAFIOS foi criada, em 2020, com o objetivo de responder aos desafios que se colocam à sociedade no século XXI, suprindo uma lacuna identificada no mercado da Região Autónoma dos Açores, embora sem qualquer condicionalismo em termos de área geográfica de atuação.
A nossa missão passa por colocar uma ampla experiência e um conjunto vasto de competências ao serviço da comunidade (instituições, empresas e cidadãos), contribuindo para a criação e desenvolvimento de soluções técnicas e financeiras que promovam, numa ótica de sustentabilidade, a melhoria da qualidade do ambiente, a conservação da natureza e da biodiversidade, a economia circular, a mitigação e adaptação às alterações climáticas, o planeamento ambiental estratégico e o planeamento e ordenamento do território.
A ECO DESAFIOS presta um conjunto de serviços nas áreas do ambiente, da sustentabilidade e do território, garantindo soluções qualificadas e adequadas a um bom desempenho de instituições, empresas e cidadãos, nos mais diversos setores de atividade
Consultoria e assessoria técnica nas áreas referidas, incluindo o acompanhamento da produção e aplicação da respetiva legislação e regulamentação.
Elaboração e acompanhamento de projetos de captação de financiamento no âmbito de programas e instrumentos financeiros regionais, nacionais e internacionais, designadamente FEDER, IRR, LIFE, EEA Grants, entre outros.
Realização de Estudos de impacte ambiental (EIA), Estudos de Incidências Ambientais (EIncA), Relatórios de avaliação ambiental estratégica (AAE) e instrução de processos de licenciamento ambiental, nos termos da legislação em vigor, trabalhando com equipas pluridisciplinares com vasta experiência e reconhecida competência.
Elaboração e apoio ao desenvolvimento de planos estratégicos e operacionais, com vista à melhoria do desempenho ambiental e ao incremento da sustentabilidade.
Elaboração de relatórios ambientais e de sustentabilidade.
Apoio ao desenvolvimento de produtos e serviços ecologicamente eficientes.
Elaboração e monitorização de planos de prevenção da produção e de gestão de resíduos.
Avaliação e monitorização de sistemas e gestão de resíduos, em baixa e em alta.
Realização de trabalhos técnicos no âmbito da elaboração, monitorização e avaliação de instrumentos de gestão territorial, concretamente programas estratégicos de desenvolvimento territorial e de políticas setoriais com incidência espacial, e planos especiais e municipais de ordenamento do território.
Realização de atividades no domínio do cadastro predial, designadamente do procedimento de representação gráfica georreferenciada (RGG), previsto no Sistema de Recolha e Gestão de Informação Cadastral (SiRGIC).
Conceção, desenvolvimento e monitorização de planos e programas de educação e sensibilização para o ambiente e a sustentabilidade.
Capacitação técnica e conceção e produção de conteúdos de comunicação e sensibilização.